Coffee Makers

. Produtores, torrefadores, cafeterias, baristas e gastronomia harmonizada

. Quem bebe, degusta, ama e vivencia a cultura do café

Coffee Lovers

  • Facebook
  • Instagram

origem, conexão e cultura

Mundo Café

O Festival do Café nasceu de forma inspiradora. O Luiz trabalhava em um  jornal, e a Carla estava se reposicionando no mercado. O casal buscava uma renda complementar para a família e nesse percurso consideraram investir em uma franquia que se propunha a vender basicamente sucos e açaí. Mas que ainda não tinha sido testada.


Eles chegaram a fazer um investimento inicial no projeto, mas inseguros, foram procurar a mentoria estratégica de negócios de Leonardo Lanzetta. Ao longo das sessões, foram descobrindo que tudo aquilo que eles buscavam não seria suprido pelo formato da franquia em questão.


Entretanto, o mais importante era entender o que estava dentro do coração dos empreendedores. E foi isso que o Leo fez vir à tona. Aos poucos, foram surgindo novas e mais apaixonantes razões para empreender. Entre memórias emotivas, gostos, e tantas opções possíveis, uma coisa era unânime: a paixão por café.


Café e livros, café e comida, café e arte, café e música, café com gente... Foi assim, investigando profundamente aquilo que ambos tinham em comum, que nasceu a vontade de criar um Festival para propagar a cultura dos cafés especiais. A ideia era grandiosa, mas com os pés no chão, eles criaram um MVP e fizeram a captação de recursos para a primeira edição do Festival através do crowndfunding.


O Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro, foi o cenário escolhido para a estreia do evento e superou todas as expectativas. Em um evento de um único dia mais de 7 mil pessoas tiveram o prazer de desfrutar de deliciosos cafés especiais, curtir com a família e amigos boa música e um lindo entardecer em um dos pontos turísticos mais legais da cidade.


Logo na primeira edição, o título de Maior Evento de Cafés Especiais já realizado no Rio de Janeiro conferiu a chancela necessária para garantir a continuidade desse sonho.


Depois do sucesso, Luiz, Carla e Leo (agora sócio do festival), planejaram cuidadosamente cada detalhe da 2ª e da 3ª edição do evento. E claro, eles não vão parar por aí. 


De agora em diante, a busca é por conectar o Festival do Café com cada vez mais Coffee Makers e Coffee Lovers, no intuito de levar a cultura dos cafés especiais, quem sabe, para o mundo!

eureca?!

Conexão

O Luiz, a Carla e o Leo são apaixonados por café. A bebida faz parte do dia a dia deles, como também faz parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. 


Quando a fase de idealização do Festival do Café começou, o Luiz adorava comentar o fato de que para ele, particularmente, o café estava intimamente ligado com memórias afetivas. Na família dele, um café fresquinho é “jeito de receber” de dizer: “gosto de você”. “Na casa da minha mãe tem sempre café” – conta ele.


E não foi surpreendente quando, na pesquisa inicial para o projeto piloto do Festival, eles perceberam que é assim para a grande maioria dos brasileiros. Alguém tem sempre uma história boa com o café.

 
Quando ele começou a mergulhar neste universo, decidiu, por causa da indicação de um amigo, fazer um curso de barista. E foi aí que as portas de um mundo inteiramente novo se abriram: o mundo dos cafés especiais.


Durante o curso, o Luiz percebeu que existe muita informação sobre cultivo, tipos de torra, harmonização... e que seria preciso alguns longos anos de estudo e dedicação para dominar o tema. 


Então surgiu mais uma razão apaixonante para o incrementar o propósito dos sócios em desenvolver o Festival: criar uma verdadeira experiência de conexão e sinergia entre pessoas que amam café.
 

Essa experiência vai muito além do conceito de unir público e expositor em um evento. Tão além, que foi necessário criar uma nomenclatura toda especial para designar melhor cada grupo. São elas: coffee makers e coffee lovers.

 

Os coffee makers formam o grupo de quem vive (e se sustenta) em função do café. São os produtores, os torrefadores, os baristas, os empreendedores. E os coffee lovers, (precisa explicar?), somos eu, você e todo mundo que adora beber cafés especiais, que acha delicioso e que não abre mão da bebida, seja quente ou gelada.

somos especiais! uhul

Cultura

O que você pensa quando escuta falar em café especial?


Se em primeira instância o que surge é a memória afetiva de um ou mais momentos especiais a partir do consumo de café, tais como:  “o café da minha mãe” ou “café preparado com carinho pelo meu amor”. Você é, essencialmente, um coffee lover.


Agora, se você entende as diferenças técnicas entre o café tradicional, superior e especial, por exemplo, se isso dialoga com o universo em que você trabalha, você é um coffee maker.


Distinções a parte, vale entender que a cultura dos cafés especiais é muito ampla. Os termos café tradicional, superior, especial, entre outros, são termos usados principalmente para definir o nível de qualidade de cada grão e, assim, estabelecer um valor de compra e venda do produto.
Mas em geral, café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos (de 100) na escala da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association).


E os atributos avaliados são os seguintes:

  • Fragrância/Aroma

  • Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)

  • Ausência de Defeitos

  • Doçura

  • Sabor

  • Acidez

  • Corpo

  • Finalização

  • Harmonia

  • Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Única parcela de subjetividade na avaliação da amostra)

 

De acordo com a BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), os atributos de qualidade do café cobrem uma vasta gama de conceitos, que vão desde características físicas, como origens, variedades, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho da mão de obra cafeeira.


Você vai ter oportunidade de se aprofundar nesses conceitos à medida que for acompanhando o Festival do Café. A meta do evento é promover a cultura dos cafés especiais e tornar essa experiência mais acessível para  todos.

toda essa belezura?

Nossos Produtos